Skip to content

Desinfecção e Esterilização – Autoclave

Visão geral

De todos os métodos disponíveis para esterilização por autoclave, o calor úmido na forma de vapor saturado sob pressão é o mais utilizado e o mais confiável.

A esterilização a vapor é não tóxica, barata, microbicidal, esporicidal e aquece rapidamente e penetra rapidamente tecidos, eliminando-os.

Como todos os processos de esterilização, a esterilização a vapor tem alguns efeitos deletérios em alguns materiais, incluindo corrosão e combustão de lubrificantes associados a peças dentária; redução na capacidade de transmissão de luz associada aos laringoscópios828; e aumento do tempo de endurecimento (5,6 vezes) com gesso-fundido.

O princípio básico da esterilização a vapor, como realizado em uma autoclave, é expor cada item ao contato direto com vapor na temperatura e pressão necessárias para o tempo especificado.

Assim, existem quatro parâmetros de esterilização a vapor: vapor, pressão, temperatura e tempo. O vapor ideal para esterilização é vapor saturado seco e água entrainada (fração de ressecamento ≥97%).

A pressão serve como um meio de obter as altas temperaturas necessárias para matar rapidamente os microrganismos. Temperaturas específicas devem ser obtidas para garantir a atividade microbicida.

As duas temperaturas comuns de esterilização a vapor são de 121°C (250°F) e 132°C (270°F). Essas temperaturas (e outras altas temperaturas) devem ser mantidas por um tempo mínimo para matar microrganismos.

Os períodos de exposição mínima reconhecidos para esterilização de insumos de saúde embrulhados são de 30 minutos a 121°C (250°F) em um esterilizador de deslocamento de gravidade ou 4 minutos a 132°C (270°F) em um esterilizador pré-vacinado.

Em temperaturas constantes, os tempos de esterilização variam dependendo do tipo de item (por exemplo, metal versus borracha, plástico, itens com lúmens), se o item está embrulhado ou desembrulhado, e o tipo de esterilizador.

Os dois tipos básicos de esterilizadores a vapor (autoclaves) são a autoclave de deslocamento de gravidade e o esterilizador pré-vacinado de alta velocidade.

No primeiro, o vapor é admitido na parte superior ou nas laterais da câmara esterilizadora e, como o vapor é mais leve que o ar, força o ar para fora da parte inferior da câmara através da ventilação de drenagem.

As autoclaves de deslocamento gravitacional são usadas principalmente para processar mídia laboratorial, água, produtos farmacêuticos, resíduos médicos regulamentados e artigos não porosos cujas superfícies têm contato direto com o vapor.

Para esterilizadores de deslocamento de gravidade, o tempo de penetração em itens porosos é prolongado devido à eliminação incompleta do ar.

Este ponto é ilustrado com a descontaminação de 10 quilos de resíduos microbiológicos, o que requer pelo menos 45 minutos a 121°C porque o ar preso permanece em uma carga de resíduos retarda muito a eficiência de permeação e aquecimento a vapor.

Os esterilizadores de pré-vacina de alta velocidade são semelhantes aos esterilizadores de deslocamento de gravidade, exceto que são equipados com uma bomba de vácuo (ou ejetor) para garantir a remoção de ar da câmara esterilizadora e carga antes que o vapor seja admitido.

A vantagem de usar uma bomba de vácuo é que há penetração de vapor quase instantânea mesmo em cargas porosas. O teste Bowie-Dick é usado para detectar vazamentos de ar e remoção de ar inadequada e consiste em toalhas cirúrgicas 100% de algodão dobradas que são limpas e pré-condicionadas.

Uma folha de teste do tipo Bowie-Dick comercialmente disponível deve ser colocada no centro do pacote. O pacote de teste deve ser colocado horizontalmente na parte frontal, inferior do rack do esterilizador, perto da porta e sobre o ralo, em uma câmara vazia e funcionar a 134°C por 3,5 minutos.

O teste é utilizado todos os dias do esterilizador a vapor do tipo vácuo, antes da primeira carga processada. O ar que não for removido da câmara interferirá no contato com o vapor.

Pacotes de teste descartáveis menores (ou dispositivos de desafio de processo) foram concebidos para substituir a pilha de toalhas cirúrgicas dobradas para testar a eficácia do sistema de vácuo em um esterilizador pré-vacinado.

Esses dispositivos são “projetados para simular o produto a ser esterilizado e constituir um desafio definido ao processo de esterilização autoclave”. Eles devem ser representantes da carga e simular o maior desafio à carga.

O desempenho do vácuo do esterilizador é aceitável se a folha dentro do pacote de teste mostrar uma mudança de cor uniforme.

O ar preso fará com que um ponto apareça na folha de teste, devido à incapacidade do vapor de atingir o indicador químico.

Se o esterilizador falhar no teste Bowie-Dick, não use o esterilizador até que seja inspecionado pelo pessoal de manutenção do esterilizador e passe no teste Bowie-Dick.

Outro projeto na esterilização a vapor é um processo de pulsação de pressão de descarga a vapor, que remove o ar rapidamente alternando repetidamente uma descarga de vapor e um pulso de pressão acima da pressão atmosférica.

O ar é rapidamente removido da carga como com o esterilizador pré-vacinado, mas vazamentos de ar não afetam esse processo porque o vapor na câmara esterilizadora está sempre acima da pressão atmosférica.

As temperaturas e horários típicos de esterilização em autoclave são de 132°C a 135°C com tempo de exposição de 3 a 4 minutos para cargas e instrumentos porosos. 827.

Como outros sistemas de esterilização por autoclave, o ciclo de vapor é monitorado por monitores mecânicos, químicos e biológicos.

Os esterilizadores a vapor geralmente são monitorados usando uma impressão (ou graficamente) medindo a temperatura, o tempo na temperatura e a pressão.

Normalmente, os indicadores químicos são afixados ao exterior e incorporados na embalagem para monitorar a temperatura ou a hora e a temperatura.

A eficácia da esterilização a vapor é monitorada com um indicador biológico contendo esporos de Geobacillus stearothermophilus  (ex-Bacillus  stearothermophilus).

Os resultados positivos dos testes de esporos são um evento relativamente raro e podem ser atribuídos a erro do operador, entrega inadequada de vapor, ou mau funcionamento do equipamento.

Esterilizadores a vapor portáteis (table-top) são usados em clínicas ambulatoriais, odontológicas e rurais. Estes esterilizadores são projetados para pequenos instrumentos, como seringas hipodérmicas e agulhas e instrumentos dentários.

A capacidade do esterilizador de alcançar parâmetros físicos necessários para alcançar a esterilização deve ser monitorada por indicadores mecânicos, químicos e biológicos.

Atividade microbicida sob a esterilização autoclave

O agente mais antigo e reconhecido para a inativação de microrganismos é o calor. Os valores D (tempo para reduzir a população sobrevivente em 90% ou 1 log10) permitem uma comparação direta da resistência ao calor dos microrganismos.

Como um valor D pode ser determinado a várias temperaturas, um subscrito é usado para designar a temperatura de exposição valores para Geobacillus stearothermophilus usado para monitorar o processo de esterilização a vapor variam de 1 a 2 minutos.

Bactérias, leveduras e fungos resistentes ao calor têm valores tão baixos que não podem ser medidos experimentalmente.

Modo de Ação

O calor úmido destrói microrganismos pela coagulação irreversível e desnaturação de enzimas e proteínas estruturais.

Em apoio a este fato, verificou-se que a presença de umidade afeta significativamente a temperatura de coagulação das proteínas e a temperatura em que os microrganismos são destruídos.

Uso

A esterilização a vapor deve ser usada sempre que possível em todos os itens críticos e semicríticas resistentes ao calor e à umidade (por exemplo, terapia respiratória e equipamentos de anestesia esterilizáveis a vapor), mesmo quando não é essencial para prevenir a transmissão de patógenos.

Esterilizadores a vapor também são usados em unidades de saúde para descontaminar resíduos microbiológicos e recipientes afiados, mas é necessário tempo adicional de exposição no esterilizador de deslocamento de gravidade para esses itens.

Fonte do conteúdo: Centers for Disease Control and PreventionNational Center for Emerging and Zoonotic Infectious Diseases (NCEZID)Division of Healthcare Quality Promotion (DHQP)

A Podologia Cantinho do Pés usa a autoclave como esterilizador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *